5 habilidades essenciais do profissional de logística do futuro!
21/09/2023Desbloqueio Fácil de E-mails: Mantenha a Comunicação Eficiente com a Transportadora!
24/04/2024Você já ouviu falar em solução infralogística? Adiantamos que o termo mantém relação com a movimentação de itens dentro das instalações da empresa. Por se tratar de um processo interno, é comum não prestarmos muita atenção nele. Porém, ignorá-lo é um erro grave que traz consequências para todo o processo produtivo. Continue a leitura e entenda o porquê!
O que é uma solução infralogística?
A infralogística tem a ver com a movimentação interna de materiais. Portanto, os processos de carga, transporte e manuseio de itens que acontecem na própria empresa constituem exemplos da prática. Quer entender melhor? O fluxo produtivo, geralmente, passa pelas etapas de montagem, empacotamento e armazenagem. Elas estão relacionadas à infralogística.
As operações que acontecem em diferentes instalações do negócio, e não apenas no mesmo setor, também representam a aplicação do conceito. Não há limitação de um único espaço para o processo acontecer.
Uma solução infralogística de sucesso envolve muito planejamento e o emprego de recursos. Ela pode ser tão complexa quanto às operações dos tipos B2B e B2C. Quando o gestor logístico age de forma estratégica, é possível diminuir o prazo produtivo, o tempo de armazenagem e acelerar as entregas. O gerenciamento eficiente controla o período em que os materiais ficam parados em cada etapa, otimizando o fluxo de modo a evitar o desperdício.
Como promover a solução infralogística na sua empresa?
- Dedique-se ao planejamento
- Vistorie o maquinário
- Automatize processos
- Aposte na gestão de armazéns
- Invista em tecnologias para auxiliar o funcionamento da empresa
A solução infralogística, quando recebe a devida atenção, tem o potencial de transformar a sua empresa. Com a movimentação correta de materiais, a cadeia produtiva dará um salto. Se tudo começar da maneira certa, provavelmente os resultados seguirão o mesmo destino.
Deixa nos comentários se ficou alguma dúvida. E se você quer ficar por dentro de todas as novidades relacionadas ao transporte de cargas e conferir mais dicas como esta, continue nos acompanhando aqui e em nossas redes sociais.