Melhores veículos de carga para uma transportadora.
05/05/2023Quer acompanhar suas faturas? Saiba agora como fazer isso dentro do sistema!
26/05/2023O transporte de carga é um dos setores mais importantes da economia, responsável por movimentar produtos entre diferentes regiões do país e do mundo. No entanto, para que esse processo ocorra de forma eficiente e segura, é necessário o cumprimento de diversas obrigações fiscais e tributárias. Nesse sentido, os impostos para o transporte de carga têm um papel fundamental, impactando diretamente os custos das empresas e dos consumidores. Neste texto, iremos explorar os principais impostos que incidem sobre o transporte de carga no Brasil, suas particularidades e como eles afetam o setor.
Diferentes categorias
Dentre toda a tributação necessária ao transporte de cargas, encontraremos impostos de natureza federal, nacional ou municipal. Vamos conferi-los a seguir.
Tributos Federais
1. COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
O COFINS, ou Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, incide sobre o faturamento total das empresas, e não sobre serviços prestados ou valor da nota fiscal. A alíquota do tributo pode variar de 3% a 7,6%, dependendo do enquadramento tributário da empresa, que pode ser Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, e se o regime é cumulativo ou não.
2. PIS – Programa de Integração Social
A contribuição para os Programas de Integração Social, conhecida como PIS, é um seguro que financia o pagamento do seguro-desemprego e uma forma de segurança do FGTS. A verba destinada ao seguro é recolhida pelas empresas e repassada aos funcionários no caso de demissão sem justa causa, desde que haja um contrato formal realizado por meio da CLT.
3. IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica
Todas as empresas com registro jurídico, ou seja, com CNPJ, são obrigadas a pagar o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica.
4. CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido
É semelhante ao IRPJ, com as mesmas normas de pagamento referente ao regime tributário das empresas e utiliza a mesma base de cálculo.
5. INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social
Esse imposto tem como finalidade arrecadar recursos para o suporte da Previdência Social, por meio do “Instituto Nacional de Seguridade Social”. Além disso, com esses recursos, o governo também oferece garantias importantes aos trabalhadores, como auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão e pensão por morte.
Tributos Estaduais
1. ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
O ICMS é um imposto estadual que incide sobre a circulação de mercadorias e serviços, representado pela sigla “Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços”. Cada estado brasileiro possui sua própria alíquota para o tributo, que é aplicado sobre a movimentação de produtos, prestação de serviços de comunicação, entrada de mercadorias importadas no país e serviços de transporte, tanto interestaduais quanto intermunicipais. Por esse motivo, o ICMS é de grande importância para as empresas transportadoras.
Tributos Municipais
1. ISSQN – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza
O ISS, sigla para Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, é um tributo municipal que incide sobre qualquer tipo de serviço prestado, incluindo o de transportes. A alíquota desse imposto é determinada pelo município de origem do serviço, assim como ocorre com o ICMS, e a base de cálculo é o preço do serviço prestado.
Dentre tantos impostos, a legislação e tributação de uma transportadora pode ser complexa sem o auxílio necessário. É importante estar atento à capacitação da sua equipe, e pode ajudar ter em mãos sistemas que auxiliem no gerenciamento dessas questões.
Conhecer bem os tributos que serão recolhidos pode influenciar positivamente nos lucros da sua transportadora. Uma vez que as obrigações tributárias sendo bem geridas, podem gerar economia para as empresas.
Se você precisa de ajuda com esse ou outros assuntos relacionados ao transporte de cargas, entre em contato conosco ou continue nos acompanhando aqui e em nossas redes sociais.