O Produto

Nosso produto é a modernização de transportadoras através do Sistema SSW. Todas as necessidades relacionadas à informática e tecnologias de última geração são fornecidas por nós, de forma completa por equipe especializada e dedicada, exclusivamente para o negócio de transportes. Com a tecnologia on-line do Sistema SSW, os processos da transportadora são modernizados drasticamente, com melhorias imediatas aos seus clientes. Para mudar para esta nova transportadora, basta a decisão política, pois temos todo o conhecimento para fazê-lo. Temos feito isto há mais de 10 anos em centenas de transportadoras.


 

Evolução permanente

 

A economia, o mercado e os negócios estão evoluindo muito rapidamente. A transportadora para sobreviver precisa acompanhar esta evolução, e isto não é fácil porque sempre envolve o uso de novas tecnologias, sofisticadas e complexas.

Com o Sistema SSW, este desafio ficou mais fácil. Aplicar novas tecnologias, lançar novos produtos, atender novas legislações e melhorar processos, ficou muito mais fácil com a ajuda da Equipe SSW, especializada e dedicada só para o negócio de transportes.

Com o Sistema SSW, todas as transportadoras são induzidas para se modernizarem, principalmente nos processos, que sugeridos, melhorados e validados por milhares de usuários. Parecer e ser uma nova transportadora que evolui e atende rapidamente as necessidades do mercado, ficou mais fácil.


 

Interação total com o cliente

 

O transporte é parte da logística do cliente para entregar suas mercadorias. Precisa então que informações sejam trocadas permanentemente com a transportadora.O Sistema SSW permite que a transportadora troque informações com seus clientes das seguintes formas:

 

Ocorrências via e-mail – Envio automático de informações de ocorrências com a mercadoria ao cliente, via e-mail, disparados automaticamente.

  • Rastreamento de cargas pela Internet – Clientes localizam suas mercadorias em todas as fases do transporte, em tempo real.
  • Comprovante de Entrega – Imagens dos Comprovantes de Entrega são disponibilizados logo após efetuada a entrega no destinatário.
  • Acesso direto ao sistema – Possibilidade de liberação do acesso ao Sistema SSW ao cliente proporcionando integração total com a transportadora.
  • EDI – Troca de arquivos EDI (Notas Fiscais, embarcados, ocorrências, pré-faturas, etc.) com qualquer cliente da transportadora, via e-mail, FTP ou webservice. O disparo dos arquivos pode ocorrer automaticamente, inclusive na data de hoje.
  • XML – Arquivos XML da DANFE podem ser recepcionados pela transportadora para geração de CTRC.s/CT-e.s automaticamente.
  • Com estas possibilidades de troca de arquivos do Sistema SSW, a integração da transportadora com os seus clientes é total. É como se a transportadora fosse um departamento do cliente.

 

A união faz a transportadora maior

 

Clientes precisam cada vez mais de transportadoras que atendam grandes regiões. A transportadora para atendê-los precisa contratar diversas parcerias regionais. Embora possam significar processos desintegrados, elas são inevitáveis, pois filiais onde não existem escalas de negócios suficientes, são inviáveis devidos aos seus altos custos fixos.

O Sistema SSW auxilia na formação dessas parcerias, permitindo que as transportadoras se integrem operacional e administrativamente de forma on-line, como se fosse uma única, atendendo toda região contratada pelo cliente.

Ocorrências ou instruções dadas por parceiros atualizam de forma on-line o sistema da transportadora, e por sua vez, dos seus clientes. Para o cliente parece que o processo é executado somente pela transportadora contratada.

Processamento das comissões, pagamentos, recebimentos e controle dos Comprovantes de Entregas passam a ser efetuados com mínimo esforço, tudo on-line e de forma automatizada.

Assim, a parceria deixa de ser um mal necessário e passa a ser oportunidade de novos negócios, já que centenas de transportadoras estão prontas para integração e complementação do seu negócio.


 

Retaguarda – Quanto menor, melhor

 

Em qualquer negócio, eliminar custos e despesas que não agregam valor é fundamental. No transporte fracionado, este desafio é maior ainda, pois a grande escala exige relacionamentos com muitos clientes, muitos parceiros, proprietários de veículos, vendedores, etc. Se isto não estiver suportado por processos automatizados, a estrutura de retaguarda passa a ser muito grande.

Objetivo do SSW é desenhar processos que busquem a retaguarda zero, utilizando recursos de sistema que é on-line, capaz de integrar todos os envolvidos, não interessando onde se encontrem. Veja os conceitos utilizados por nós:

  • Operacional é a espinha dorsal – Todos os processos derivam-se do operacional, executados sem retrabalho, uma única vez.
  • Automatização total – Como a quantidade de dados gerados pelo transporte fracionado é muito grande, a automatização é fundamental.
  • Agências e Parceiros – Calculo automático das comissões de expedição e recepção, podendo ser diferenciadas por produto, rota e cliente. Para parceiros em que ambos utilizam o SSW, a integração dos processos (operacional, administrativo e financeiro) é on-line.
  • Agregados e carreteiros – Calculo automático da remuneração, específico por veículo e setor de coleta/entrega. Retenções de INSS e IRRF e controle de saldos de débitos e créditos efetuados de forma on-line.
  • Contas a Pagar – Despesas lançadas pelas unidades alimentam o financeiro, frota, contábil e fiscal, de forma on-line. Com o contas a receber – também on-line, tem-se o caixa on-line.
  • Contabilidade automática – A contabilidade é on-line e automatizada. Restando para serem realizados apenas os lançamentos do: Exigível a Longo Prazo, Permanente e Patrimônio Líquido. SSW gera EFD SPED CONTÁBIL.
  • Arquivos Fiscais – Livros e arquivos fiscais são gerados automaticamente com base nos demais módulos do sistema: SINTEGRA, EFD SPED FISCAL, EFD SPED PIS/COFINS, EDI FISCAL (MT), SUFRAMA, etc.
  • Frota – Consumo de combustível, pneus, manutenções e ordens de serviço, integrados com os demais processos do sistema, sem retrabalho.

Nosso modelo de transportadora é aquela em que a retaguarda só existe na Matriz, e inexiste ou é mínima nas filiais, que só possuem a função operacional. Mesmo só na Matriz, esta retaguarda deve ser mínima e automatizada.


 

Nenhum custo fixo, só variável

 

Nenhum investimento é necessário para utilizar o Sistema SSW. Apenas cobra-se pelo uso do sistema de forma variável, por CTRC emitido. É o modelo de negócio denominado SaaS.

Neste custo por CTRC, além do desenvolvimento e suporte ao usuário, estão inclusos também o custo da infra-estrutura (servidores, softwares, banco de dados, rede de dados, segurança, no-breaks, etc.) utilizada pelo sistema, bem como o custo da sua operação. Nenhuma nova funcionalidade liberada, seja para atender a legislação, os clientes ou parceiros, é cobrada. Só cobramos por CTRC emitido, de forma simples e transparente.


 

Da água para o vinho em algumas semanas

 

Modernizar a transportadora é o nosso negócio. E podemos fazê-la em poucas semanas.

 

Nossa estratégia é induzir a mudança de processos e pessoas através do Sistema SSW, de forma objetiva e pragmática. Temos experiência para isto, pois temos feito em centenas de transportadoras, há mais de 15 anos.

O treinamento é realizado por nossa equipe em qualquer parte do país. A fase de ajustes e simulações é acompanhada por nós para que a entrada em operação ocorra sem nenhum problema.

O único requisito para o sucesso do projeto de modernização é o respaldo político da alta administração. O resto é por nossa conta. Mudar a transportadora de uma hora para outra, “da água para o vinho”, é o nosso negócio.

Transportadoras que já utilizam o SSW